terça-feira, 13 de novembro de 2007

V Terras de Cante - Beja 2007

Mais um grandioso Festival em todas as suas vertentes!

Mais um grandioso Festival em todas as suas vertentes! Um encontro de amigos, de caras conhecidas e de outras novas, que deram vida à cidade de Beja, num fim-de-semana de música, gastronomia alentejana, tertúlias, serenatas boa disposição e muita qualidade.
Na sexta-feira as Tunas iam chegando aos poucos. Alguns elementos chegaram ainda a tempo do belo jantar (carne de porco à alentejana), num restaurante que encheu e onde as músicas eram cantadas num coro em uníssono por todos.
A festa continuou no Largo com muita cerveja e musica até às 6h da manhã, hora de chegada de alguns Tunos à cidade.
No sábado as Tunas almoçaram um belo churrasco e participavam em diferentes actividades como matraquilhos, jogos tradicionais (com destaque para a EAISEL e o Real Túnel de Viseu) e muita música “oferecida” por parte da TUA.
De seguida realizou-se o Passa-calles pela cidade, onde as gentes da terra simpaticamente acaloravam as Tunas com palmas. Os desfiles foram animados, com destaque para a TUA que recebeu o galardão.Acabado o Passa-calles, as Tunas reuniram-se no Largo e uma a uma dedicaram as suas serenatas ao Júri feminino. Destaque para a EUL que mais encantou as donzelas e recebeu o Prémio de Melhor Serenata.
Estando já em fim de tarde, as Tunas foram fazer o sound check e iam jantar à medida que o acabavam. Findado o jantar, e com o Pax Júlia quase lotado, começa então o V Terras de Cante.
A Tuna Universitária de Beja abriu e fechou o espectáculo, mostrando a qualidade musical que já a caracteriza e que nos tem habituado, apesar do cansaço eminente, fruto de quem organiza um Festival bem completo.
A primeira Tuna a concurso foi o Real Tunel Académico – Tuna Universitária de Viseu. Tocou um instrumental bem conseguido e montou um espectáculo corrido de temas originais. Esta Tuna pecou pelo facto de as suas músicas serem interpretadas de uma maneira muito rápida, e as suas letras não serem perceptíveis. O porta-estandarte foi um pouco “atabalhoado”, mas nota positiva para os seus pandeiretas.
A segunda Tuna a concurso foi a Estudantina Académica do ISEL. Começou com o seu medley Instrumental de temas de Júlio Pereira, que foi bem executado. Ponto menos favorável para os seus dois solistas que deram azo a algumas desafinações nos temas “Preciosa” (que foi um tema de estreia) e “O Conquistador”. Tocaram uma serenata intitulada “O Medo de amar”, tendo sido o tema mais arrojado, apresentando arranjos de solista e coros a quatro vozes. Ponto menos positivo para a descoordenação dos seus pandeiretas, e destaque para os seus porta-estandartes que mostraram classe. Terminaram a sua actuação com um cantar alentejano, brindando o público com “Alentejo és minha Terra”.
A Terceira Tuna a concurso e a última antes do intervalo foi a Tuna Universitária de Madrid. Não vieram tantos como no último ano, quando ainda eram o Grupo de Tunos de Madrid, mas os 13 que vieram cantaram por 25 ou 30. Arranjos vocais muito bons e dinâmicas bem conseguidas. Destaque para os seus solistas vocais e solista instrumental (executante de bandurria). Tocou uma versão absolutamente deliciosa do Tico-tico no Fubá, caracterizada pelo “despique” de solos entre a bandurria e um dos elementos que fazia o que queria com a voz. Nota positiva para o seu pandeireta que, apesar de ter actuado 30 segundos, mostrou habilidade, agilidade e controlo rítmico. Esta Tuna teve apresentações muito originais, mas esqueceu-se que 14 minutos de apresentações, teatros e anedotas não são a combinação ideal para um espectáculo de 25 minutos.
Depois do intervalo abriu a Tuna Universitária de Aveiro. Teve uma entrada fabulosa brincando com o tema “A Pedra Filosofal”. Seguidamente interpretou o seu já conhecido medley de músicas de Zeca Afonso, que se destaca pelos seus arranjos bem conseguidos, onde os pormenores fizeram a diferença. A presença de instrumentos como a gaita-de-foles deu um toque de movimento muito bem conseguido. Nota positiva para os 3 estandartes e destaque para a actuação brilhante dos seus pandeiretas. Tocaram o também já conhecido e sempre bem interpretado tema “Debaixo dos Caracóis dos seus cabelos”. Nota muito positiva para os seus solistas, com especial destaque para o tema “Malagueña”. Terminaram a sua actuação com um tema vocal que deliciou a sala, numa conjugação musical entre o jogo vocal característico do típico cantar alentejano, e a sua letra bem picante, arrancando gargalhadas do público.
A última Tuna a concurso da noite foi a Estudantina Universitária de Lisboa. Muito bem composta e com uma segunda fila de caras novas, fez uma actuação clássica, pautada pelo virtuosismo e grande qualidade musical a que sempre nos habituou. Interpretou temas conhecidos e que são a sua referência como o seu original “Em Viagem”, ou o tema celebrizado por Amália Rodrigues o “Fado Português”. Nota menos positiva para um dos seus solistas que permitiu algumas desafinações no ataque da música “Fado Português”, e que não contribuiu para a prestação quase imaculada. Interpretaram a “Bandolinata” de Júlio Pereira, e que lhes valeu merecidamente o prémio de Melhor Instrumental.
De referir que o porta-estandarte começou bastante bem, com a qualidade que lhe é reconhecida, mas a sua performance decaiu durante a actuação com movimentos conseguidos só à segunda tentativa. Creio que apareceu demasiadas vezes em palco, talvez para colmatar a falta de pandeiretas que não foram à frente.
No âmbito geral uma actuação musical de grande nível.
Terminado o concurso, de destacar os “jograis da TUB” e toda a organização do evento.
Para a história ficam os prémios de mais um grande cartaz e de difícil deliberação:
Melhor Tuna – TUA
2ª Melhor Tuna – EUL
3ª Melhor Tuna – Tuna Universitária de Madrid
Melhor Pandeireta – TUA
Melhor Instrumental – EUL
Melhor Postura em Palco – EUL
Melhor Bandeira – EAISEL
Melhor Solista – TUA
Tuna Mais Tuna – EAISEL
Melhor Serenata – EUL
Melhor Passa-Calles – TUA

2 comentários:

Anónimo disse...

Beja 2005???

Ui, ainda estão a recuperar do festival e depois dá nisto... lol

Para que conste estamos em 2007!!!

ah ah ah ah ah ah

Xé_Silvia disse...

sim td mt bonito mas E OS BOLINHOS?? POIS POIS
SIM!
OS BOLINHOS!!

Bahhh as partes melhopres sao omitidas :p