terça-feira, 13 de novembro de 2007

Reportagem do VII Festa - Madeira 2007

Como vem sendo hábito, o FESTA – Festival Internacional de Tunas do Atlântico, decorreu durante três dias com o intuito de dar a conhecer às gentes desta ilha o fenómeno das Tunas Académicas.
No primeiro dia as Tunas deslocaram-se até à Freguesia da Camacha onde actuaram na Casa do Povo local. À noite, junto ao edifico da Câmara Municipal de Santa Cruz, um público atento esteve presente para ouvir a apresentação do prémio “Melhor Serenata”. O convivo continuou até de madrugada no Café Teatro.
No segundo dia as Tunas desfilaram pelo centro histórico do Funchal demonstrando toda a sua boa-disposição, apesar das ameaças de chuva que se fazia sentir.Nesse dia à noite, após um jantar farto e bem animado, as Tunas tiveram que se deslocar directamente à Discoteca “Copacabana”, já que a chuva constante em Câmara de Lobos fez cancelar uma visita ao local mais conhecido pela sua “poncha”.
A efectivação do Certame aconteceu Sábado, dia 6 de Outubro, na Sala de Congressos do Casino, com uma casa repleta de curiosos (630 lugares) para ver e ouvir as Tunas participantes.
A abertura deste Festival coube à Tuna organizadora, a Estudantina Académica da Madeira, que homenageou Roberto “Tiazinha” Neves”, membro que faleceu Julho passado, apresentando 3 temas de sua autoria: “Menina”, “Para Ti” e “Alma” (este último tema, curiosamente, nunca chegou a ouvir).
Segui-se a Tuna Universitária de Alcalá de Henares com cerca de 30 componentes, cantando temas como o pasodoble "Alcalá de Henares" ou ainda " Adiós à la Llanera", distinguindo-se o instrumental "La Boda de D. Luis Alonso". Boa actuação no geral.
Posteriormente em palco surge a Estudantina Académica do ISEL com cerca de 40 elementos em cenário, tocando também ela temas conhecidos do seu conhecido reportório mas abrindo a sua actuação com, um belissimo tema recente da mesma.
A Tuna Universitária de Beja surge com cerca de 10 elementos e consegue assim mesmo uma actuação pautada pela sobriedade musical, com temas igualmente do seu conhecido repertório como "Castelo de Beja " ou ainda "Nem às Paredes confesso".
A Tuna do Distrito Universitário do Porto encerra a componente competitiva da noite, surgindo com cerca de 18 elementos, abrindo com o acapela "Navegamos a Cantar", passando pela "Capa Negra" de Pedro Ayres de Magalhães e terminando no conhecido tema "Casa Portuguesa" eternizado por Amália.
Enquanto o Júri deliberava, ainda subiu a palco a Tuna D’Elas para nos trazer três temas do seu reportório.
Por fim, e antes da entrega de prémios, A Estudantina apresentou mais dois temas, sendo o último intitulado “Funchal Verde Manto”, um original dedicado à capital da Madeira.
Seguidamente procedeu-se à entrega dos prémios:
Melhor Tuna – Tuna do Distrito Universitário do Porto
Segunda Melhor Tuna – Tuna Universitária de Alcalá de Henares
Terceira Melhor Tuna – Tuna Universitária de Beja
Melhor Solista – Tuna Universitária de Beja
Melhor Instrumental – Tuna Universitária de Alcalá de Henares
Melhor Pandeireta – TDUP
Melhor Porta-estandarte – Estudantina Académica do ISEL
Tuna Mais Tuna – Tuna Universitária de Alcalá de Henares (atribuído pela Organização)
Melhor Passa-Calles – Tuna Universitária de Alcalá de Henares (atribuído pela Organização)
Melhor Serenata – TDUP (atribuído por 5 damas).
Apesar de três dias de alegria, confraternização e música intensa, as Tunas a concurso proporcionaram ao público presente um excelente espectáculo!
Todas as tunas estão de parabéns, pois, contribuíram para mais um sucesso do FESTA. A Madeira agradece!
Até à oitava edição do FESTA, ano em que o Funchal comemora os seus 500 anos!

Sem comentários: