quinta-feira, 15 de novembro de 2007

V FITAM - Matosinhos 2007


A marcar o início das comemorações do X aniversário da TAIPAM, decorreu no passado fim-de-semana, o V FITAM.

A Tuna da Universidade Católica do Porto foi a vencedora desta edição.

Foi mais um FITAM...Sábado, ao ponto de encontro no jardim contíguo à Câmara Municipal de Matosinhos, foram chegando as Tunas. Cumprimentavam-se os amigos e conhecidos, apresentavam-se as guias...

Mais afastados, no meio do jardim ouviam-se os primeiros acordes que animavam os transeuntes.Os autocarros com destino a Lavra já nos aguardavam.

No Centro Social e Paroquial de Lavra estava preparado um magusto, como a época pedia: Castanhas assadas, Sangria e Cerveja. Prometia uma tarde bem animada! No salão de festas do Centro Social e Paroquial as tunas tocaram, cantaram e a organização ofereceu-lhes um workshop de kizomba.

Seguiram-se os testes de som no auditório e o jantar.Com um atraso de cerca de uma hora, teve início o espectáculo.

A primeira Tuna a subir a palco foi a Dolphituna, a Tuna Feminina do IPAM, que se apresentou apenas com 6 elementos em palco, demonstrando coragem e vontade de representar a casa, levando o projecto para a frente.

O concurso teve início com a Estudantina Académica do ISEL, que se apresentou com menos elementos que o habitual, encantando a sua imensa claque feminina com os temas apresentados. “Conquistador”, “Medo de Amor”, “Preciosa”.... foram alguns dos temas apresentados.

Seguiu-se a Tuna da Faculdade de Economia do Porto uma actuação animada com bons pandeiretas e Estandarte, tendo arrecadado o prémio de Melhor Estandarte. Alguns temas apresentados: “Segredos e Memórias”, o intrumental “As bodas de Boris”, “ O Pastor”

A seguir ao intervalo, foi a vez da Tuna Académcia da Guarda, a Copituna D’Oppidana, apresentou um espectáculo preparado “Ser Poeta...Ser Tuno...” dedicado à cidade de Matosinhos. Um espectáculo muito coerente e alegre, sendo a 2ª Melhor Tuna da noite. Dos temas destacam-se “Perdidamente”, “Guitarra de Ilusões”, “Menina Caloira”

A Tuna da Universidade Católica do Porto, foi a quarta tuna a concurso e a Melhor Tuna da Noite, acumulou também os Prémios de Melhor Solista e Melhor Instrumental com o tema da Banda sonora “Os Piratas das caraíbas”. “A Desfolhada” e “Oração”, foram outros dos dois temas eleitos para o espectáculo que apresentaram.

A última Tuna a concurso foi a Tuna de Medicina do Porto que conquistou o 3º prémio do Festival. Recordou-nos o célebre “Mulher”, “Poemas Vãos” e em “Noites de Ronda” brilharam as pandeiretas, sem falhas que lhes valeu o repectivo galardão.

Enquanto o juiri deliberava, o festival encerrou com a actuação da Tuna organizadora, a Tuna Académica do IPAM que brindou o público presente com os temas “Funniculi, funniculá”, “Assim mesmo é que é”, “Lá vai a Tuna” e despediram-se com “Senhor de Matosinhos”.

A Festa continuou ate de madrugada na discoteca Estado Novo.

Este festival teve um balanço muito positivo do ponto de vista do convívio e animação, sendo apenas necessário chamar a atenção para a qualidade do som que deixou bastante a desejar.

Prémios:

Melhor Tuna - Tuna da Universidade Católica Portuguesa - Porto

2ª Melhor Tuna - Copituna D´Opidana

3ª Melhor Tuna - Tuna de Medicina da Universidade do Porto

Melhor Instrumental:Tuna da Universidade Católica

Melhor Solista: Tuna da Universidade Católica

Melhor Estandarte: Tuna de Economia da U. Porto

Melhor Pandeireta: Tuna de Medicina da Universidade do Porto

Tuna Mais Tuna: Copituna D´Opidana

Sem comentários: