segunda-feira, 10 de março de 2008

VI Estudantino

Bem, depois de mais um fim de semana de muita alegria, boémia e divertimento entre todas as tunas participantes, apenas pudemos resumir este VI ESTUDANTINO, como mais um festival em que a Estudantina Académica do ISEL tentou dar tudo o que tinha e estava ao seu alcançe a todos os seus amigos e tunos que temos a honra receber em cada ano que passa.

Na sexta feira, na festa de Recepção no conheçido Bar Real República de Coimbra foi uma noite muito divertida, onde pareçia que finalmente o Real voltou a ser e como há muito tempo não se via por aquelas bandas, um espaço para os estudantes universitários de Lisboa e onde temos que agradeçer à gerência do Real por todo o apoio dado. Foram muitas horas de boa música, pena é as limitações de termos que acabar logo às 4h da manhã, mas não foi por isso que o convivio não continuou mais duas horas cá fora e até às 9h da manhã nas residências onde estavam alojadas as tunas.

No sábado foi como sempre uma aventura acordar as tunas, mas todas elas foram heróicas pois portaram-se muito bem e conseguiram ainda recuperar o apetite depois de quase ou nenhumas horas de sono.

Durante a Tarde pela 1ª vez na História de um Estudantino, organizou-se um Passa-Calles que foi para mim o ideal de um desfile, uma rua em Marvila a descer durante uns 4 minutos. eh!eh!eh!!!
As tunas não sabem o quanto fizeram por esta população, pois é raro naquela zona ver familias inteiras a sair de suas casas para virem conviver uns com os outros tão perto das mesmas.
Escusado será dizer que foi uma tarde muito regada onde o Grupo Desportivo de Chelas abriu a sua sede para tornar ainda mais bairrista e intimista esta tarde, como costuma dizer uma tuna lisboeta "O Trunfo é copos".

Sobre o Festival em si, o público de Lisboa aderiu um força e um agradeçimento especial a todas as Tunas de Lisboa que se fizeram representar, pois segundo os responsáveis da Aula Magna há muito tempo que não se assistia um Festival com tanta gente lá dentro como cá fora nos corredores.

Tentaremos agora resumir um pouco as actuações de todas as tunas:

- Tuna Feminina do ISEL -> Uma actuação cheia de alegria, onde a renovação nota-se e que está a meu ver em muito bom plano, sempre dispostas a ajudar é um orgulho termos colegas assim no nosso Instituto, obrigado pelo presente e por serem como são.

- Luz&Tuna -> Uma actuação da noite para o dia, ou não fosse o seu nome indicador de tais proezas, os velhinhos são uns porreiros ainda sabem e muito bem o que fazem e apesar da ausência de alguns dos seus principais, deram o seu máximo e tiveram uma qualidade musical ao seu nível e honraram mais uma vez este festival com a sua boa música.

- Afonsina -> Uns verdadeiros senhores dentro e fora do palco, mas falando apenas do palco deve m ser actualmente uma das tunas com um dos projectos mais interessantes em cenário, divertissima, bom solista, interacção com o Público constante e dando sempre uma excelente imagem da sua academia, só temos a dizer que vamos ter muito orgulho neles este ano no Costa Cálida.

- Tuna Universitária de Zamora -> Não pararam de tocar um minuto que seja, pela 1ªvez assistiu-se a uma serenata em palco à sogra de um dos seus tunos, o Frodo depois terá de dizer se teve resultados positivos ou não. Espanha deve estar orgulhosa, porque honraram o seu país e mantiveram-se fieis aos seus principios e forma de tunar.

- Estudantina Universitária de Lisboa -> Juventude e qualidade musical são as duas palavras que melhor retratam o estado actual da EUL, algumas músicas novas, boas interligações entre o passado e o presente, acima de tudo fica-se com a certeza que através deles Lisboa continuará a ser bem cantada e retratada.

- Tuna Mística de Portugal -> Pois é uma tuna muito sui géneris, tocam apenas quando menos se espera, algumas vezes só se faz uma actuação ou duas por ano, mas a experência é uma virtude. Muita gente não sabe e a um 1º olhar não percebe o que é esta tuna, pois bem eles não são mais do que a junção de vários amigos de 17 tunas distribuidas por Portugal, onde a veterania é um posto, que de vez em quando e sempre a extra-concurso se juntam para recordar músicas antigas e honrar as nossas tradições tunantes de Portugal, como alguém dizia ontem "Nós somos cantamos os clássicos" e com essa personalidade e forma de ser utilizando para isso brincadeiras, efeitos especiais, alegraram e de que maneira o Público na Aula Magna, mostraram que até a brincar e com poucas oportunidades para estarem todos juntos consegue-se ganhar mais um sorriso no final da noite.

- Magna Tuna Cartola de Aveiro -> Poderemos retratar como uma rapaziada que desde o primeiro momento em que chegaram a Lisboa deram tudo o que podiam para tornar este estudantino uma excelente festa, estiveram sempre disponíveis para o convivio com as restantes tunas, sempre unidos e tem nas suas fileiras muitas pessoas que sabem estar na vida, deram o seu máximo em palco e foram irrepreensiveis a nivel musical, daí o reconhecimento do Público pelo sempre limitado espaço de tempo, mas bem passado a ouvi-los a cantar com toda a sua garra caracteristica.

- Tuna Universitária de Beja -> Sem dúvida nenhuma a tuna a sul do Tejo que melhor representa toda uma região a nivel tunante, sempre com coragem para mostrar novos temas, estrearam mais dois temas e ficou-se claramente com a ideia que brevemente e com este reportório estarão em grande plano, como pessoas já fazem parte da familia e história deste evento, todos os anos conseguem subir um pouco mais a fascia, parabéns rapazes.

- Estudantina Académica do ISEL -> Escusado será dizer que é sempre difícil contar quantos eramos este ano, mas julgo que eramos de 60 para cima, depois de duas noites a andar de um lado para o outro e a tentar ajudar todos os seus convidados, a EAISEL subiu palco e festejou juntamente com todos os seus familiares, namoradas, esposas, amigos, colegas, mais um aniversário, onde gostariamos de agradeçer públicamente ao nosso ensaiador Nuno Coimbra e sua legitima esposa Sara toda a amizade e dedicação que têm para com este grupo.
A nível de actuação resume-se a uma 1ª parte em que se cantou as músicas novas e depois por uma 2ª parte em que aconteçeu um dos momentos mais importantes da noite a subida a palco de mais um novo Membro Honorário da EAISEL de seu nome o Ex.mo Cantor, Músico e amigo José Barros que durante 10 anos ensaiou esta estudantina e que este grupo muito lhe reconheçe a obra feita e amizade dada.
Encerrou-se então a actuação em apotesose com dois temas antigos o Hino e o Hombre Sincero fazendo a ligação entre todas as gerações deste grupo.

Sobre os prémios aqui vai:

Tuna + Real: Tuna Universitária de Zamora
Tuna + Bebedoura: Tuna Universitária de Beja
Melhor Passa-Calles: Tuna Universitária de Zamora
Melhor Serenata: Tuna Universitária de Beja
Tuna Simpatia: Tuna Universitária de Zamora
Tuna + Tuna: Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho
Melhor Pandeireta: Tuna Universitária de Zamora
Melhor Porta-Estandarte: Magna Tuna Cartola de Aveiro
Melhor Instrumental: Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho
Melhor Solista: Estudantina Universitária de Lisboa
Tuna + Público: Magna Tuna Cartola de Aveiro
3ª Melhor Tuna: Luz&Tuna - Tuna da Universidade Lusiada de Lisboa
2ª Melhor Tuna: Estudantina Universitária de Lisboa
Melhor Tuna: Magna Tuna Cartola de Aveiro

UM ABRAÇO A TODOS E ATÉ AO VII ESTUDANTINO.

1 comentário:

Xé_Silvia disse...

AI NAO ACHO NADA BEM!!! então e as fãs que mandaram umas peças de roupa mesmo sexys a palco? isso nao se diz? ai :p nada bem nada bem LOL

Um grande estudantino, como sempre, parabéns ;)*