sábado, 14 de abril de 2007

V Estudantino - O Rescaldo


V Estudantino – Festival Internacional de Tunas
TUB vence o V Estudantino Lisboa – 31 de Março de 2007

O V Estudantino, organizado pela Estudantina Académica do ISEL, teve lugar no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária, na cidade universitária de Lisboa.

Contou com uma presença de público considerável e teve inicio praticamente à hora marcada.

A Tuna Feminina do ISEL abriu o espectáculo, com cerca de 20 elementos e destaca-se desta actuação para além da beleza das “moçinhas” a estreia de 2 elementos nos bandolins e outros 2 nas bandeiras, A TFISEL fez ainda uma sentida homenagem a Luís Gomes “Mokinhas” da EAISEL.

A primeira Tuna a concurso foi a Tuna de La Universidad de León, com 23 elementos, fizeram a sua entrada em palco empurrando um Tuno com o estandarte dentro de um carrinho de supermercado. Tocaram “Calles de León”, “Isa de León”, o solista Ran-Tan-Plan foi resgatar uma donzela na assistência (A Rosarinho) para lhe dedicar “Envídia”, seguiu-se “Cantinero de Cuba” e terminaram a actuação com uma tentativa arrojada de vencer o prémio melhor pandeireta, com a música (Madrecita-Se vá) em que surgiram uns 12 ou mais pandeiretas, um momento muito alegre.

A segunda Tuna do concurso foi a Tuna do Distrito Universitário do Porto, com 16 elementos, entraram com um arranjo vocal da música “Navegamos a Cantar”, depois “Raparigas Belas” com uma nota positiva para as pandeiretas, seguiram a sua apresentação com uma desgarraga à antiga seguindo-se “Mariposita” pelo meio, uma canção para solista com “Capa Negra” com a figura do Tuno capeador e concluíram a actuação com “Uma Casa Portuguesa”.

Vindos de Lisboa, a AgriculTuna foi a terceira Tuna a concurso, trouxeram boa disposição e uma boa postura em palco. Começaram a actuação com “Lisboa Antiga”, depois “O Rochedo”(original), o instrumental a “A Jangunsina” (original), “Tunantes” (original) e “Alfama”. Desta actuação sublinho também os pandeiretas e o estandarte muito activos e o Paulo que toca Bandolim com a alma nos dedos. A meio da actuação o contrabaixo ficou sem uma corda e a AgriculTuna acabou a actuação com um contrabaixo gentilmente cedido pela TAL.

A Tuna Académica de Lisboa, apresentou-se com 43 elementos, com a qualidade e postura que todos reconhecem e que a ninguém deixa indiferente. “Lisboa que amanhece”, “Tango Ribeirinho”, “Coro da Primavera”, “Adios Nonino” (instrumental), “Sol de Inverno” com mais uma bela interpretação pelo João, a última música da TAL foi a “Marcha do Bairro Alto”. A TAL que tinha emprestado o contrabaixo à Agricultuna, também viu o seu perder outra corda, e retomou a actuação com contrabaixo da EAISEL.

A Tuna Universitária de Beja, foi a quinta Tuna a concurso e soube tirar partido das condicionantes da sala (sem cortina), ao fazer uma bonita entrada em palco vinda por detrás do público e aproveitando da melhor forma a projecção de imagens no palco enquanto alinhavam. A TUB apareceu com 25 elementos, começaram com um coral do “Castelo de Beja”, “Por entre acordes de guitarras” (original), um Medley Sul-americano, um original para solista, a “Salsa Bachiana”? (instrumental – original), “Ceifeira” e “Nem às paredes confesso”. A apresentação da TUB foi conseguida, conseguiram trazer o que o público ansiava, a alegria, apresentaram bons pandeiretas, um repertório variado e pela sua estrutura cabal para Festival.

A sexta Tuna a concurso, a Tuna de Empresariales de Jerez com 33 elementos, entrou em palco com uma suave música, depois evoluíram para “La Bruja”, “Volver” um arranjo vocal, “Islas Canarias” e “México”.

A última Tuna a concurso, a Estudantina Académica da Madeira apareceu com 15 elementos, poucos mas com muita alma, foram o grupo mais alegre da noite. (Uma pausa para resolver mais um problema relacionado com o contrabaixo e nas bancadas a Atituna fazia claque entoando “Contrabaixo allez...” e o “Bailinho da Madeira”) A EAM continuou com “Balada do Outono”, “Estudantina Passa” (original), o instrumental (Ária da 4ª Corda da Suite nº3 em Ré- Johann Sebastian BACH), a “Mula da Cooperativa”, “De Rosa ao Peito” e a “Marcha da Estudantina” (original).

Enquanto o Júri deliberava a EAISEL veio fazer as alegrias dos familiares, amigos e estudantes do ISEL , com uma actuação marcada pela estreia de uma nova música, cantaram entre outras “Conquistador” e o Hino.

O público elegeu a Tuna do Público – Tuna Universitária de Beja

O Júri decidiu:

Melhor Tuna – Tuna Universitária de Beja
2º Lugar – Tuna Académica de Lisboa
3º Lugar – Estudantina Académica da Madeira exaequo com Tuna do Distrito Universitário do Porto
Estandarte – Tuna Académica de Lisboa
Serenata - Tuna Universitária de Beja
Solista - Tuna de La Universidad de León
Pandeireta – Tuna Universitária de Beja
Instrumental – Tuna Académica de Lisboa
Simpatia – Tuna Universitária de Beja
Tuna mais Tuna - Tuna de La Universidad de León

Tuna + Bebedoura - Tuna Universitária de Beja

No final a festa continuou nos bares ao lado da sala, muitas caras conhecidas da Academia de Lisboa, muita festa e alegria

2 comentários:

Xé_Silvia disse...

Houve quem dixexe k a melhor tuna era a que tocava nos intervalos LOOOOOOOOL Concordo :p

Foi uma noite animada, eu ate tive direito fazer uma reanimação ihih po ano ha mais ;) **

Anónimo disse...

a melhor tuna de todo o estudantino: a k tocava nos intervalos :)

e pronto ta bem, a EAISEL e a TUB tb foram kk koisinha de jeito... :D

bejokas
*Joana*